Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Painel Educação - José Clóvis Azevedo

    Primeiro painelista do encontro promovido no Santander Cultural, o secretário estadual de Educação traçou um paralelo entre globalização e conhecimento compartilhado. Ressaltou as diferenças de investimento em educação no Brasil em relação a países desenvolvidos e apontou a necessidade de que os educadores identifiquem a melhor forma de traduzir informação em conhecimento. “Não se pode estabelecer um paralelo relevante entre as posições ocupadas pelo Brasil e pela Finlândia em rankings educacionais. Aqui, aplicamos US$ 2 mil por aluno, enquanto lá o investimento chega a US$ 12 mil”.

    Segundo ele, comparar os sistemas público e privado também é perigoso, uma vez que o segundo é acessível apenas à elite e o primeiro não escolhe alunos, atendendo a grande massa. “Sob o ponto de vista democrático, o ensino público tem a maior virtude, já que acolhe a todos”, acrescentou.

    Para Azevedo, o fato de vivermos em uma sociedade globalizada não significa que o conhecimento seja compartilhado. “Vivemos, isso sim, na sociedade da informação, que circula com rapidez. Mas o conhecimento está concentrado, não é democratizado”, criticou.

    O secretário advertiu que é necessário fazer uma reflexão sobre o significado do processo de globalização, quando se expressa na educação. “A escola, hoje, tem essa possibilidade de ser um espaço que aprenda a trabalhar as informações. Não é mais o espaço do mestre-escola, aquele que sabia tudo e detinha o conhecimento, É o espaço onde circula a informação. O grande problema da qualidade do ensino, hoje, é a nossa incapacidade, a falta de formação de um educador que saiba, de fato, usar as informações como ferramentas para usar as informações para construir conhecimento, e não de reprodução de saberes envelhecidos ou de informações que se esgotam em si mesmas”.

    • Publicações1109
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/painel-educacao-jose-clovis-azevedo/2923560

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)