Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Painel sobre educação abordará relação entre a imposição de limites e o aprendizado

    Os desafios do ensino no Brasil no contexto contemporâneo serão tema de um debate promovido pela AMP/RS nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Santander Cultural, no complexo da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Participante do painel Educação, o psicanalista Eduardo Ely Mendes Ribeiro vê a falta de hierarquia e da imposição de limites aos jovens como um dos principais problemas do processo educacional.

    Ribeiro acredita que pais e professores devem conquistar o respeito dos jovens antes de estabelecer uma relação de amizade. “É responsabilidade dos adultos não criar esse nível de relacionamento. Sem a referência, sem compreender porque devem seguir os ensinamentos dos pais e mestres, o aluno não irá se interessar pelo conteúdo repassado”, diagnostica. Para ele, a relação tem de ser vertical primeiro e horizontal depois.

    Segundo o presidente da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, a desvalorização da figura do professor, seja pelos pais, pelo Estado ou pela escola, é outro importante motivo para o desinteresse do aluno.”Quando a remuneração é baixa, como é o caso dos educadores, a importância do que eles pensam perde peso. Quando o professor é preterido ante o interesse financeiro de manter um aluno na escola, ainda que indisciplinado, o recado que se passa é muito negativo”.

    Mestre em Filosofia, doutor em Antropologia Social e consultor do Ministério da Saúde na área da saúde mental, Ribeiro considera muito importante e interessante a postura do Ministério Público em diversas situações ligadas ao ensino. “Vejo muito positivamente a intervenção do MP quando percebe algum indício de que alguém não está fazendo sua parte no processo educacional. Chama cada um a assumir o seu papel. Tem de haver mais comprometimento, seja na família, na escola ou na gestão pública, para que a coisa funcione”, completa.

    O evento, mediado pelo presidente Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, terá ainda as participações da promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa, de Santo Ângelo, e dos secretários estadual e municipal de Educação, José Clóvis Azevedo e Cleci Jurach, respectivamente. Na sequência haverá um coquetel com o lançamento da edição de nº 70 da Revista do Ministério Público e de livros produzidos por membros da Instituição.

    • Publicações1109
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/painel-sobre-educacao-abordara-relacao-entre-a-imposicao-de-limites-e-o-aprendizado/2917695

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)